A importância dos exercícios físicos para quem deseja ser saudável

Praticar exercícios físicos é muito importante para a saúde como um todo, não apenas para o corpo, mas também para nossa mente.

A maioria das pessoas atenta para a prática de atividade física apenas como apelo para melhorar a aparência, mas nem fazem ideia de que existe uma fábrica de saúde em cada caminhada, em cada levantamento de peso.

É por isso que atualmente surgem cada vez mais academias, spas, programas de emagrecimento e saúde, pois a mente humana está mudando e deseja ser mais saudável.

A prática de exercícios físicos é muito mais abrangente do que as pessoas imaginam, e não é à toa que quem faz esse tipo de atividade tem mais disposição, dificilmente fica doente e ainda tem auto estima elevada (Veja essa matéria na Uol).

O grande segredo dos exercícios é a liberação de endorfinas de prazer no nosso cérebro.

É um conjunto de estimulantes que, juntos, nos dão bem estar, causam conforto, e mesmo que estejamos cansados da prática ficamos felizes, pois nossa mente está cheia de hormônios do bem.

Assim, quando alguém diz que melhorou muito depois de emagreceu tantos quilos, a verdade é que essa pessoa teve sua auto estima elevada pelo derrame de endorfinas vindas da prática de exercícios.

O emagrecimento é apenas um dos benefícios de se exercitar, e podemos dizer que nem é o mais importante já que o ato de se mexer afasta a possibilidade de desenvolver doenças graves.

A prática de exercícios físicos e as doenças

Algumas doenças crônicas estão ligadas ao sedentarismo e obesidade. Assim, fazer uma caminhada diária pode fazer o peso ir embora mas também tira a pessoa da zona de risco da diabetes e hipertensão.

Para pessoas com problemas cardíacos, a atividade física beneficiará o fortalecimento do coração, além de eliminar a gordura acumulada nas artérias que pode provocar AVC´s e infartos do miocárdio.

Uma doença que acomete pessoas com colesterol alto e problemas de excesso peso, a esteatose (gordura no fígado) tem no exercício físico sua principal forma de cura, já que médicos e especialistas são unânimes em afirmar que somente a prática de caminhada resolve esse problema.

Quando falamos que não é apenas para o corpo que as atividades físicas são boas, queremos dizer que muitos terapeutas recomendam fazer exercícios para as pessoas que têm problemas de ansiedade e tendências depressivas.

As endorfinas liberadas na corrente sanguínea, com a prática de atividades físicas, ajudam a melhorar a auto estima, e diminuem os sintomas de estresse.

Tipos de exercícios físicos mais praticados na atualidade 

Apesar de qualquer exercício ser bom para a saúde, as pessoas dão preferência a tipos de atividade específicos.

Dessa forma podemos destacar:

Exercícios para afinar os braços

Pessoas com excesso de peso costumam criar uma camada de gordura na parte inferior dos braços, e esse é um dos motivos pelos quais mulheres procuram exercícios de correção.

É uma região mais difícil para queimar gordura, mas com exercícios específicos e bastante dedicação é possível deixar o braço em forma como qualquer outra parte do corpo.

Exercícios para glúteos

Para as mulheres, a moda hoje em dia, é barriga chapada e bumbum para cima.

Dessa forma nasceram muitos programas voltados apenas para a aplicação de exercícios para os glúteos, prometendo deixar a região completamente tonificada, firme e mais elevada.

Exercícios próprios para mulheres

Todo mundo sabe que após os 40 anos é mais complicado o emagrecimento feminino, devido a uma série de mudanças hormonais que acontecem por ocasião da menopausa.

Da mesma forma, mulheres que engordam durante a gravidez costumam ter problemas para voltar ao corpo antigo, e por conta desses dois fatores é que hoje em dia existem exercícios físicos próprios para as mulheres.

Exercícios para perder barriga

A parte do corpo que engorda com facilidade, mas que dá trabalho para emagrecer é, sem dúvida, o abdômen.

Seja homem, seja mulher, ninguém gosta de exibir a barriga saliente e podemos afirmar com grande margem de acerto que é justamente essa região que leva as pessoas a fazerem exercícios físicos.

Existe uma série de exercícios que podem ser feitos para esse local, e com bastante dedicação e determinação é possível “chapar” a barriga aliando a prática com uma alimentação mais saudável.

>>> Veja os exercícios para perder a barriga rápido

Exercícios HIIT

HIIT é a sigla para High Intensity Interval Training, ou em bom Português, treinamento intervalado de alta intensidade.

Trata-se de exercícios que são feitos durante poucos minutos e que garantem a queima de gordura por até 48 horas após a prática. Isso acontece graças a forma intensa de praticar a atividade, levando o corpo a quase exaustão.

Esse tipo de treinamento é muito usado por fisiculturistas, mas atualmente já existem programas baseados nessa prática e que estão à disposição de toda população.

Seja qual for a idade e a condição física é muito importante praticar exercícios para manter o corpo sempre ativo e garantir a produção de endorfinas que trarão bem estar e saúde para o corpo e para a mente.