Dieta Dukan Passo a Passo – Saiba como funciona essa famosa dieta!

Quer saber como fazer a dieta Dukan passo a passo do jeito certo?

Então, acompanhe o texto abaixo até o final, para saber tudo sobre essa dieta que promete emagrecer até 5 quilos logo na primeira semana.

O que é Dieta Dukan?

passo a passo da dieta dukan

Dieta Dukan é o método de emagrecimento criado pelo médico Dr. Pierre Dukan, e seu livro já fez com que milhares de pessoas perdessem peso ao redor do mundo.

Como foi muito contestada por nutricionistas e experts da área, é aconselhável não seguir a dieta por um tempo muito prolongado, pois isso poderá acarretar em problemas sérios para a saúde, como doenças renais devido ao grande consumo de proteínas.

A verdade é que quando consumimos muitas proteínas, sua metabolização é mais lenta, e pode criar calcificação nos rins, como também o surgimento de problemas de ácido úrico.

Apesar desse contratempo, é possível minimizar os estragos mantendo-se bem hidratada em todas as fases da dieta, sem correr o risco de sobrecarregar a atividade renal.

Porém mesmo com esse “senão” é  possível perder bastante peso com a Dieta de Dukan e, quem consegue chegar até a última fase tende a ficar magro para sempre.

Dieta Dukan como fazer

O Dr. Pierre Dukan parte do princípio que as proteínas possuem cadeias longas de aminoácidos que estão muito ligados entre si, o que faz com que o organismo precise gastar mais energia para realizar o metabolismo desse grupo de alimentos.

Esse trabalho mais pesado que o organismo precisa realizar para metabolizar as proteínas faz com que o organismo acelere e queime um número maior de calorias, diferente do que acontece com a metabolização de gorduras e carboidratos.

Aliado ao consumo exclusivo de proteínas, existe a total limitação do carboidrato, já que ele provoca a secreção de insulina que controla os níveis de açúcar na corrente sanguínea e faz com que nosso corpo armazene mais gordura.

Como as proteínas demoram mais para serem assimiladas pelo nosso organismo, isso faz com que tenhamos a sensação de saciedade por mais tempo, fazendo com que nossa vontade de comer diminua, ocasionando perda considerável de peso.

A também eliminação de gorduras do cardápio da Dieta do Dukan é explicada pelo Dr. Pierre, que diz: “Você não pode diminuir a gordura do seu corpo, ingerindo gordura vinda de outros lugares”.

dieta proteina dukan

As 4 fases da Dieta Dukan

Para ir acostumando o metabolismo com a mudança drástica que haverá na alimentação, a dieta do Pierre Dukan foi concebida para ser feita em fases, onde cada uma acaba complementando a fase anterior.

A primeira fase é chamada de FASE DE ATAQUE e é onde as pessoas podem consumir apenas alimentos ricos em proteína e com níveis baixos de gordura.

Na segunda fase, chamada de CRUZEIRO existe a adição de alguns tipos de vegetais muito limitadamente.

A terceira fase, ou CONSOLIDAÇÃO é onde você conseguirá manter o peso que conseguiu até agora. Aqui entram mais alguns vegetais no cardápio e também algumas frutas.

A quarta fase, chamada de ESTABILIZAÇÃO é quando a pessoa se compromete em manter a perda de peso para sempre. Aqui a alimentação já volta ao normal, e somente uma vez por semana será preciso consumir apenas com os alimentos da fase de ataque.

Prós da Dieta Dukan

Conheça alguns motivos que fazem a dieta Dukan ser seguida por milhões de pessoas no mundo todo:

  • Perda de peso rápida, o que acaba motivando a pessoa a continuar a dieta;
  • Planejamento de refeições já que não existem muitas opções de alimentos;
  • Incentivo da eliminação de alimentos processados, refinados e gordurosos, e também do consumo de álcool o que é benéfico para o organismo;
  • Algumas pessoas precisam de dietas rígidas e acabam se dando bem com Dukan por causa disso.

Contras da Dieta Dukan

Como todo método de emagrecimento, existem prós e contras, e sempre é bom deixar as pessoas sabendo sobre os possíveis efeitos colaterais de uma dieta restritiva como essa.

  • O consumo excessivo de proteínas pode ocasionar problemas renais a médio e curto prazo devido acúmulo de sedimentos e ácido úrico;
  • A falta de calorias pode causar cansaço, letargia, e deixa a pessoa faminta durante a maior parte do dia;
  • A dieta não se preocupa com a reeducação alimentar e favorece o consumo de alimentos que podem ser prejudiciais em uso contínuo;
  • Para quem não faz dieta por causa do preço dos alimentos, a Dieta Dukan acaba ficando bem mais cara que outros tipos, devido aos alimentos permitidos.

Famosos que seguiram a dieta Dukan passo a passo e ficaram em forma

A maioria das dietas ganha notoriedade quando as celebridades apostam e mostram resultados. Veja abaixo alguns famosos que se deram bem com o passo a passo da Dieta Dukan:

  • A princesa Kate Middleton fez a dieta e conseguiu diminuir 2 manequins, vindo do 42 para o 38, começando antes de seu casamento;
  • Mariana Belém, filha da cantora Fafá de Belém emagreceu 10 quilos dentro das fases da Dieta Dukan;
  • A cantora e atriz Jennifer Lopez voltou ao peso que tinha antes da gravidez dos gêmeos, seguindo os ensinamentos do método;
  • A atriz espanhola Penélope Cruz perdeu 10 quilos;
  • A cantora Beyonce aderiu a dieta para compensar sua vida agitada;
  • A modelo gaucha Gisele Bundchen também usou a Dukan para perder os quilos que ganhou com a gravidez;
  • A atriz Juliana Paes também se valeu da dieta para arrumar o corpo depois do nascimento do filho.

Recomendados Para Você: