Treino HIIT para emagrecer – Como funciona? Por que praticar?

hiit para iniciantesO Treino intervalado de Alta Intensidade – HIIT (Artigo Ncbi – em Inglês) tomou conta da mídia e também das academias e virou o esporte de todas as pessoas que desejam emagrecer.

Mas, por que isso está acontecendo, e como o treino dos fisiculturistas e body builders virou atividade física das donas de casa?

A resposta para essa pergunta pode estar no fato de que mais pessoas estão realmente pesquisando sobre como emagrecer mantendo a saúde, e sem ficar sofrendo nos aparelhos da academia.

Algumas pessoas não gostam de fazer os exercícios repetitivos e é por isso que sempre procuram uma forma alternativa para a prática física.

Nesse quadro, o treino HIIT preenche completamente e agrada os dois grupos: os que querem emagrecer sem sofrer muito, e os que precisam de uma atividade robusta para definir a musculatura.

Assim, hoje em dia podemos encontrar inúmeros programas de emagrecimento completamente formulados nas bases do HIIT.

Claro que mães que trabalham não precisam exibir um bíceps avantajado, nem “riscar” a barriga, mas a possibilidade de queimar muita gordura com pouco tempo de exercício, já conquistou essas mulheres.

Por tratar-se de exercícios localizados, quando praticamos HIIT realmente conseguimos “chapar” a barriga, coisa que é bem difícil de conseguir com exercícios aeróbicos comuns.

Isso acontece, pois os exercícios são praticados com atenção a cada parte da musculatura, um verdadeiro treino especializado para cada região do corpo.

Com apenas 15 minutos por dia, é possível continuar queimando gorduras por até 48 horas, que é o tempo que o músculo leva para estar pronto para novos treinos.

Como assim? Eu me exercito apenas 15 minutos por dia, mas minha gordura continuará queimando mesmo após o treino?

Isso mesmo! O treino intervalado de alta intensidade “destrói” a musculatura com exercícios puxados para cada região (durante 15 minutos, ou menos) e depois precisa descansar para “curar” e expandir.

Durante os minutos praticados os exercícios são bem puxados, levando à exaustão, e depois no período de descanso, o músculo se regenera com expansão e mais força.

Assim, com a possibilidade de continuar queimando gordura mesmo depois do treinamento, mais e mais pessoas estão praticando HIIT nas academias e também em casa, com os programas online que inundaram o mercado.

Principal diferença entre o HIIT e os exercícios aeróbicos

Na década de 80 tivemos um “boom” de prática de exercícios aeróbicos. Academias começaram a surgir como necessidade prioritária, e mais e mais pessoas se viam às voltas com polainas e colants de malha.

Os exercícios aeróbicos ganharam fama de emagrecedores devido ao impacto que causam na respiração e na atividade cardiovascular.

Claro que eles queimam calorias e gordura, mas podemos dizer que pular e fazer movimentos de alto impacto não é a melhor maneira do organismo perder peso.

Em contrapartida, os exercícios intensos do HIIT causam mais resultados em menos tempo, o que fez com que eles acabassem substituindo os aeróbicos.

Mas, a principal diferença entre eles é que exercícios aeróbicos usam oxigênio para produzir ATP, ou Trifosfato de Adenosina, que é a molécula responsável por levar a energia para todos os lugares do corpo onde é preciso.

Assim, qualquer tipo de movimento que fazemos usa a energia que foi trazida pelo ATP.

Nos exercícios aeróbicos o ATP é produzido com a ajuda do oxigênio, no HIIT não. O ATP é produzido a partir de quão rápido os exercícios são realizados.

Por isso o treino HIIT é um tipo de exercício anaeróbico, que não utiliza oxigênio para produção das moléculas.

A expressão “alta intensidade” significa que os exercícios são praticados quase até exaurir as forças do atleta, durante um curto espaço de tempo.

Dessa forma, nem todas as pessoas conseguem praticar esses treinos, preferindo a atividade aeróbica que é menos intensa e traz resultados mais a longo prazo.

HIIT Treino – Os principais motivos para praticar

Se você está querendo emagrecer rapidamente e ainda definir seus músculos, o HIIT pode proporcionar esse resultado. Veja abaixo alguns motivos para praticar o Treino Intervalado de Alta Intensidade.

treino hiit para emagrecer

Maior queima de gordura

Como a gordura continua sendo queimada mesmo após o término do exercícios, o HIIT queima muito mais gordura localizada do que outros tipos de exercícios.

Resultados em menos tempo

Praticando de 12 a 15 minutos de HIIT todos os dias, logo na primeira semana de treino, você já perceberá uma diferença na tonificação dos músculos e também na diminuição da gordura localizada.

Menor tempo de treino

Exercícios de academia acabam tomando de 1 a 1 hora e meia do tempo das pessoas. O HIIT tem sessões de apenas 15 minutos, e você pode trabalhar um tipo de musculatura a cada dia. Então ele não é cansativo, nem monótono.

Maior capacidade cardiovascular

O HIIT faz com que você chegue no limite da sua respiração (quando parece que você vai perder o fôlego), isso faz com que seu organismo fique mais resistente para praticar exercícios aeróbicos.

Se  você se interessou por esse tipo de treino, então você pode conhecer o treino Q48 que possui a metodologia do HIIT. Clique Aqui e Saiba Mais.