2 dicas de como ter uma alimentação saudável para emagrecer

dicas para uma alimentação saudávelO famoso lema de quem precisa emagrecer pode estar com os dias contados.

O “comer menos e malhar mais”, está sendo observado pelo microscópio dos grandes cientistas e algumas verdades que são ditas sobre emagrecimento, podem não estar tão certas assim.

A mídia que induz as pessoas a fazerem as dietas das “celebridades” não conta o que realmente esses homens e mulheres fazem para se manter em forma, e acabam destacando apenas UM elemento de suas dietas e elegendo como o alimento da vez.

Assim, já passamos pela dieta do limão, do ovo, da proteína, do carboidrato, da sopa, e mais uma infinidade de métodos de emagrecimento que não possuem embasamento científico e acaba prejudicando a saúde dos adeptos a médio e longo prazo.

Mas, porque essas coisas não são mostradas realmente? Porque não existe uma reportagem mostrando que as celebridades realmente comem limão, mas também malham de 2 a 3 horas por dia e ainda se alimentam de maneira bem frugal?

Esses fatos realmente não aparecem, pois quem iria querer passar o dia todo comendo apenas alguns tipos de grãos integrais e um caldo, e ainda por cima ter que malhar muito para ter o corpo torneado?

Ninguém!

Assim, o que chega na capa das revistas é apenas um elemento dessas dietas das celebridades, apenas um tipo de exercício e pronto, se você comer aquilo o dia todo perderá vários quilos em poucos dias.

Mas, e a sua saúde?

Pois é! O que realmente importa é que muitos profissionais já começaram a se mexer nesse sentido e hoje ouvimos falar de reeducação alimentar, prática consciente de exercícios, alimentação balanceada e outros termos que acabam levando à perda natural de peso.

Partindo do princípio que nosso organismo já queima gordura naturalmente, e que esse é um processo que precisa apenas ser restaurado, não vai demorar muito para descobrirem que todos os alimentos fazem bem, o que importa é o quanto comemos de cada um.

Assim, uma dieta balanceada pode ter batata frita, mas também precisa ter salada, proteína, fibras, frutas e todos os elementos que são necessários para nosso organismo funcionar corretamente.

O que fez com que perdêssemos a “mão” no consumo de alimentos, é que acabamos entrando em uma vida tão cheia de compromissos que não sobra mais tempos para nos alimentarmos do jeito certo.

Os fast foods são uma resposta aos nossos desejos de nos alimentarmos rapidamente, entre um compromisso e outro, mas não podem oferecer a mesma qualidade que os restaurantes comuns, ou a comida fresca e saudável que você prepara em casa.

Para ter uma ideia, os alimentos industrializados são os principais responsáveis pela intoxicação do nosso organismo, como até a salada já está sendo vendida limpa e empacotada, como ter uma alimentação saudável?

Como fazer uma alimentação saudável

1 – Qualidade X Quantidade

como ter uma alimentação saudavel no dia a diaO que mais se ouve falar sobre alimentação saudável é que a qualidade dos alimentos precisa ser revista, já que muitas pessoas estão começando a ter intolerância a alguns elementos por conta dos produtos químicos dos processos de industrialização.

Dessa maneira o “boom” de lojas de alimentos naturais é um acontecimento atual. Dificilmente você não encontrará uma loja desse tipo em bairros de classe média-média e média alta.

Os suplementos também se tornaram uma fonte de minerais e nutrientes necessários à saúde e serve às pessoas que nem sempre têm tempo de se alimentar com a quantidade e qualidade de comida necessária.

O certo, segundo os especialistas é manter uma dieta balanceada, evitando o consumo excessivo de um mesmo grupo de alimento, em detrimento de outros grupos.

Mas, o que é dieta balanceada?

O termo significa “por na balança”, mas não quer dizer que você vai pesar suas refeições, mas sim manter os componentes da sua alimentação em equilíbrio. (Leia mais em HealthLine)

Dessa maneira você precisa ingerir proteínas, minerais, carboidratos, fibras, todos os dias.

Sim! É preciso comer carboidratos, pois eles são os responsáveis pela energia que nós precisamos ter para executar as funções do dia a dia.

Mas, isso não quer dizer que você precisará comer batata, pão e macarrão na mesma refeição. Muitas pessoas dizem que pão faz mal, quando na verdade ele é apenas um carboidrato de rápida absorção, que se transforma em glicose rapidamente no organismo.

Ele não faz mal, apenas deve ser ingerido com moderação, para não haver uma sobrecarga de glicose que poderia levar ao surgimento da diabetes Tipo 2.

2 – Entender a função dos alimentos é primordial para uma alimentação saudável

Para quem deseja emagrecer com saúde, conhecer as propriedades dos diversos grupos de alimentos é fundamental, para montar uma dieta balanceada que contemple tudo que o organismo necessita para funcionar bem.

Claro que você não precisa fazer um curso de nutrição, mas saber por que o limão é tão bom pode ser interessante, para incorporar a fruta na sua dieta do jeito certo, sem precisar comer apenas ela durante o dia todo.

Quando você descobrir que TODOS os alimentos são importantes para a saúde, vai entender porque as dietas restritivas não são a melhor solução para perder peso.

Se você se interessa em aprender como emagrecer com uma boa alimentação, recomendo que conheça o programa de emagrecimento Código Emagrecer de Vez do Rodrigo Polesso, clicando aqui.