10 dicas de como acelerar o metabolismo para emagrecer

Acelerar o metabolismo para emagrecer (Matéria na Huffpost – em inglês) é a palavra de ordem para um grande número de pessoas que desejam perder peso.

O metabolismo é a maneira como nosso corpo processa os alimentos e transformá-los na energia que necessitamos para praticar as atividades do dia a dia. Sendo assim, a partir dos 30 anos, nosso metabolismo tende a ficar mais lento, principalmente para o sexo feminino, devido a compleição física e presença de mais depósitos de gordura.

Por isso que as mulheres têm maior dificuldade no emagrecimento, mesmo fazendo dietas e praticando exercícios. Com apenas um descuido é fácil ficar refém do efeito sanfona.

Deixar o metabolismo acelerado é a forma mais segura e saudável de promover a perda de peso, sem receio de uma recaída.

Quando o corpo acostuma com alimentos e práticas de aceleração metabólica, incorpora e faz disso uma rotina diária. Por isso que quando fazemos sempre o mesmo tipo de exercício durante um longo período, ele deixa de produzir efeitos emagrecedores, pois a musculatura já se acostumou com o movimento.

Com os alimentos acontece a mesma coisa, por isso é importante mudar o cardápio sempre, mantendo uma dieta balanceada com alimentos saudáveis.

como acelerar o metabolismo para emagrecer

10 Dicas para acelerar seu metabolismo e perder peso mais rápido

Separamos no texto abaixo, 10 dicas que farão com que seu metabolismo acelere e você perca peso mais facilmente.

1 – Comer regularmente

Para que o metabolismo se mantenha em movimento é preciso que ele tenha sempre alimentos para processar. Assim, sempre coma alguma coisa entre os intervalos das principais refeições. Pode ser uma fruta, um iogurte, algumas oleaginosas, uma bolacha leve. Não deixe que seu corpo fique sem comida por mais que 3 horas.

Para alimentação, existe o programa Código Emagrecer de Vez, apresentando cardápios para acelerar seu metabolismo com uma boa alimentação.

2 – Manter-se hidratado

Eliminamos as toxinas através da urina e das fezes, para que isso acontece de forma natural, é importante manter o organismo sempre hidratado. Beba bastante água durante o dia. Se conseguir beber água gelada melhor ainda, pois o corpo terá que trabalhar mais rápido para deixá-la na temperatura certa.

3 – Tome café da manhã

Por mais atrasado que esteja nunca comece seu dia sem tomar o café da manhã. É a refeição principal, pois é ele que dá início ao metabolismo, depois de várias horas em repouso. Coma alguma proteína, frutas, cereais, faça uma refeição completa para ter disposição.

4 – Coma gordura animal

Nem todo tipo de gordura faz mal ao organismo. A gordura animal pode e deve ser ingerida. Assim, de vez em quando consuma carne vermelha com um pouco da gordura, bem como a carne branca (frango e porco). Cozinhe devidamente esses alimentos e ingira gorduras que ajudarão a queimar sua gordura localizada.

5 – Mantenha-se em atividade

Sempre que possível ande, suba escadas, faça alongamentos. Mantenha seu corpo em movimento a maior parte da semana. Essa é a melhor maneira do seu corpo manter o ritmo mais rápido para queimar as calorias.

6 – Respeite seu corpo

Se exercitar quando está cansado, ou em processo de recuperação de alguma doença, não fará bem ao seu corpo. Respeite os sinais de quando não está bem para algum tipo de atividade.

7 – Durma o necessário

Dormir é extremamente importante para manter o organismo em dia, e evitar o estresse e irritação que levam à compulsão alimentar. Durma, pelo menos, 6 horas por noite (o ideal é 8), em local escuro e silencioso para melhor reparação do organismo.

8 – Inclua termogênicos no cardápio

Alguns alimentos são conhecidos por queimarem mais calorias que outros. Assim, incluir pimentas variadas, café e chá verde, frutas como gojy berry e abacaxi, na alimentação, ajudará seu corpo a metabolizar mais rápido.

9 – Pratique HIIT

É importante que haja prática de exercícios no dia a dia de quem deseja perder peso. O treino intervalado de alta intensidade – HIIT é um treinamento que esgota a musculatura por um curto período de tempo, e se recupera em um tempo de descanso, onde continua queimando gordura.

Por isso, você pode fazer séries curtas de apenas 12-15 minutos por dia e continuar queimando calorias até 48 horas depois da prática. A melhor notícia do HIIT é que ele pode ser praticado aí na sua sala, já que os exercícios são fáceis e não necessitam de aparelhos.

Atualmente, o sistema Q48 oferece esse tipo de treino com apenas 15 minutos para deixar o metabolismo acelerado e queimar muita gordura da barriga.

10 – Mantenha ansiedade sobre controle

Quando estamos ansiosos comemos mais. Essa é a maneira que nosso corpo encontra de compensar o mal estar emocional. Ouça musica, pratique alguma terapia energética (reiki, EFT) para manter a mente sempre em equilíbrio e não correr o risco de assaltar a geladeira sempre que houver um contratempo.

Quando fazemos isso acabamos comendo apenas os alimentos que prejudicam a saúde, como doces, frituras, petiscos, e acabamos deixando nosso corpo intoxicado e mais lento.

Manter o metabolismo acelerado pode ser mais fácil do que você pensa, no dia a dia. Basta seguir as dicas acima, para ter um corpo mais saudável e promover o emagrecimento saudável.