Dieta Dukan Consolidação: Terceira e penúltima fase da dieta!

A Dieta Dukan Fase de Consolidação é a terceira fase da dieta, e como o próprio nome diz, é hora de consolidar, afirmar todo o peso que foi eliminado até aqui.

Essa fase foi criada para que não haja o efeito sanfona, ou seja para que você não engorde tudo novamente, uma coisa comum quando conseguimos eliminar o peso que desejamos.

Teoricamente, acredita-se que quando perdemos peso em uma dieta, ele tende a voltar quando começamos a comer normalmente outra vez (o que faria com que a dieta tivesse que ser feita para o resto da vida para manter os resultados).

Após a fase de ataque onde o organismo leva um “choque” com a nova alimentação, a fase de cruzeiro onde os quilos são eliminados, é hora do corpo se preparar para manter o peso que foi eliminado dentro da fase de consolidação dukan.

dieta dukan fase de consolidação

Como funciona a fase de consolidação da Dieta Dukan

Basicamente, nessa fase de consolidação, você precisará realizar ela por 10 dias para quilo que você eliminou até agora. Se você perdeu 5 quilos, precisa fazer a faze de consolidação por 50 dias (aproximadamente um mês e meio).

Aqui, a alimentação continua seguindo a Fase de Cruzeiro com algumas mudanças, mas ainda é necessário o consumo das duas colheres de sopa de farelo de aveia todos os dias.

A diferença principal é que os vegetais podem entrar no cardápio todos os dias e não mais alternadamente como na fase anterior.

Alimentos da fase de consolidação Dukan

Agora você pode comer tudo que já comia nas fases anteriores e acrescentar também algumas frutas.

Essas são as frutas que o Dr. Pierre Dukan indica para serem assimiladas na fase de consolidação:

  • Grapefruit
  • Kiwi
  • Maças
  • Manga
  • Melão
  • Nectarina
  • Pêssego
  • Pera

Banana, uva, e frutas secas não são permitidas devido a grande concentração de carboidrato.

Além das frutas você também poderá comer, diariamente, duas fatias de pão integral junto com algum tipo de creme com teor calórico baixo.

Além disso, poderá acrescentar 40g de queijo (qualquer tipo menos camembert, brie e queijo de cabra – queijos azuis).

O consumo de carne de porco e de cordeiro (magras) também está possibilitado dentro da fase de consolidação Dukan, bem como o incremento com cereais, raízes e tubérculos que possuam grande quantidade de amido.

Na primeira metade da fase é permitido comer uma porção desses alimentos semanalmente. Já na segunda metade é possível comer duas porções por semana.

Série de Vídeos Gratuitos Revelam as 3 Reais Causas do Ganho de Peso!

Somos Totalmente Contra SPAM

Se você terá que fazer a fase de consolidação por 80 dias, então nos primeiros 40 come uma porção semanal desses alimentos, e nos outros 40 duas.

Esses novos alimentos devem ser ingeridos em porções de 225 gramas. Aqui também é permitido comer batata e arroz, mas é preferível consumir outros carboidratos.

No caso do arroz prefira o integral, sempre respeitando a quantidade de 225 gramas. No caso de consumir o arroz lavado, essa quantidade cai para 175 gramas.

Para consumir a batata, sempre cozinhe com casca, e nunca em forma de fritura.

Refeições para celebrar

Nessa fase de consolidação é possível incluir duas refeições de celebração dentro de uma semana. Nessa refeição você poderá comer de tudo.

Da mesma maneira que anteriormente, faça uma refeição semanal dessas na primeira metade da fase, e duas refeições na segunda metade.

A ideia dessa refeição é realmente comemorar o sucesso da dieta até esse momento, e não uma forma de extrapolar e colocar todo trabalho a perder.

Assim, a indicação é não repetir os alimentos dessas refeições, e também fazê-las em dias diferentes (nunca as duas no mesmo dia).

Mais algumas considerações sobre essa fase

Não esqueça de que toda QUINTA-FEIRA é preciso comer apenas proteína pura (PP), assim nesse dia você seguirá os alimentos permitidos da Fase de Ataque.

Você pode escolher outro dia da semana, mas deverá manter sempre o mesmo dia até o final da dieta.

Breve resumo dessa fase:

  • Introdução de frutas, queijo (menos os azuis), e alguns cereais que contenham amido;
  • Introdução de duas fatias de pão integral com creme/produto de baixo teor calórico;
  • Refeições diárias sem precisar mais alternar;
  • Direito a uma refeição de comemoração semanal na primeira metade da fase e duas refeições semanais na segunda metade;
  • Uma vez por semana TEM que fazer o dia de PP – Proteína Pura;
  • O consumo de 1,5 litros de água deve ser mantido;
  • É preciso exercitar pelo menos 30 minutos todos os dias

Nessa fase da Dieta Dukan os sintomas de tontura, falta de energia, desânimo não deverão mais existir, já que o organismo já está acostumado com o tipo de alimentação.

Assim, quem está acostumado a fazer exercícios mais puxados pode fazer sua rotina de treino normalmente, sem correr risco de ter problemas de saúde.

 

Recomendados Para Você:

Série de Vídeos Gratuitos Revelam as 3 Reais Causas do Ganho de Peso!

Somos Totalmente Contra SPAM